Qual o melhor certificado?

O melhor Certificado Digital (CD) é o que serve para você, sua empresa e suas necessidades!

Existem muitos Certificados Digitais, para inúmeros usos, como sites, pessoas, empresas, equipamentos, processos, finanças, saúde…  Comercializamos TODOS.

Vamos nos concentrar nos certificados do Tipo A, servem para pessoas físicas ou jurídicas assinarem documentos diditais através de Assinaturas Eletrônicas Qualificadas. Veja:


CERTIFICADO DIGITAL A1
PF A1 (eCPF) ou PJ A1 (eCNPJ) | validade somente de 1 ano | armazenado no computador

Este certificado é um arquivo digital que você instala no seu computador. Tem a vantagem de poder fazer várias cópias em várias máquinas. Atendem pessoa física ou jurídica.  É o preferido pelas contabilidades porque são compatíveis com a imensa maioria de programas de gestão, nota fiscal, contabilidade, etc.


CERTIFICADO DIGITAL A3
PF A3 (eCPF) ou PJ A3 (eCNPJ) | validade de 1 a 5 anos | armazenado em mídia ou nuvem

Neste caso, o Certificado Digital fica instalado em uma mídia (token ou cartão ou nuvem). O token é “parecido com um pendrive”, que será espetado na porta USB de um computador. E o cartão é um smartcard, que precisará de uma leitora USB para ser identificado por um computador. O A3 ainda pode ficar armazenado na nuvem, cuja interface é através do celular.

Os Certificados Digitais da OAB, do CRM e do CRC, de advogados, médicos e contadores, respectivamente, são eCPFs A3, com validade de 3 anos, e são uma solução de mercado para estes profissionais que precisam, obrigatoriamente, assinar documentos digitais ou assinar sistemas com um Certificado Digital ICP-Brasil.

ATENÇÃO: Se você perder, danificar inadvertidamente ou esquecer a senha identificação e de desbloqueio (PIN e PUK, respectivamente) de sua mídia física (token ou cartão) de certificados A3, TODOS os certificados ali armazenados ficarão inacessíveis, sem a possibilidade de recuperação – mesmo que estejam dentro da validade.  Por essa razão, recomendamos, fortemente, que cada mídia possua apenas um único certificado.  Em caso de perda da senha de exportação do modelo A1, não será possível instalar o arquivo em outros computadores, também obrigando uma nova emissão.


E ainda existem os certificados exclusivos para emissão de cupons e notas fiscais eletrônicas (NFe), Conhecimento de Transporte Eletrônico de Cargas (CTe), SSL (que garante um site seguro com HTTPS) e muitos outros. Emitimos todos eles.  Consulte-nos.

Agora que você já sabe tudo sobre, converse com o seu contador ou com o desenvolvedor do seu software fiscal ou site e escolha o que melhor se adequa à sua necessidade.

Clique aqui e agende a emissão seu Certificado Digital por videoconferência.


Mais algumas curiosidades sobre Certificado Digital

Um Certificado Digital garante autenticidade (a pessoa que envia a mensagem / produz o documento / realiza a transação é realmente quem alega ser), integridade (garante que a mensagem / documento / transação permaneça na forma original ou que apresente somente as alterações permitidas pelo autor), confiabilidade, não repúdio (o autor não pode querer retratar aquele documento eletronicamente assinado), temporalidade (marca data exata que o documento foi assinado) e confidencialidade (somente terá acesso ao documento quem assim for autorizado).

Com um certificado ICP-Brasil você poderá assinar qualquer tipo de documento e garantirá absoluta validade jurídica incontestável com uma Assinatura Eletrônica Qualificada, conforme a Lei 14.603, de 2020.  Seu titular economizará tempo evitando impressões de papel, assinaturas, autenticações em cartórios e, principalmente, insegurança jurídica, além de rastrear 100% do seu uso – é muito mais seguro que uma assinatura manuscrita.  E ainda poderá assinar 1 documento digital de qualquer lugar do mundo. Como garante autenticidade, você e sua organização poderão validar o acesso a um sem-número de sistemas e portais privados e de governo, entre eles Receita Federal, eSocial, GOV.BR, Previdência Social, Caixa Econômica, Secretarias de Estado e Municípios, Cartórios, Senatran (para colocar sua CNH e seu CRV no celular), assim como emissão de nota fiscal, SPED, registros contábeis, declarações legais obrigatórias e muito mais.

E como tanta segurança é possível?  O Certificado Digital possui duas chaves criptográficas.  Uma é a privada e está diretamente associada a um determinado CD – imagine que esta é realmente uma chave de porta.  A outra é pública e também está associada àquele CD – agora imagine que esta é uma fechadura.  O conteúdo de um documento assinado por este certificado só é possível ser “decifrado” e “decodificado”, isto é, lido, quando a chave encontra a fechadura ou, a chave criptográfica privada “encontra” a pública!